Buscar

Tratando-se da teoria jurídica da empresa, responda:

Querubim era empresário individual e açougueiro. O açougue Mastercarnes, localizado na cidade de Nova Friburgo, no estado do RJ, possuía o horário de funcionamento de 9 as 19 todos os dias. Para tanto, contava com a ajuda de suas filhas, Maria e Gabriela, maiores de idade, bem como de um assistente chamado Rafael. No dia 31 de março de 2019, José sofreu um mal súbito e foi levado para o hospital por Maria.  No hospital, José permaneceu por mais de 15 dias e infelizmente faleceu. Durante os 15 dias, os três continuaram as atividades do açougue. No entanto, após o falecimento, o açougue ficou fechado por 12 dias, para que suas filhas pudessem decidir se iriam ou não retomar as atividades. Rafael, que não recebia seu salario desde o dia que José passou mal, já havia procurado e encontrado novo emprego, até que Maria e Gabriela retomaram as atividades.
a.      É possível que Maria e Gabriela continuem regularmente as atividades do açougue?
b.      De quem Rafael poderá pleitear o salário não pago e eventuais verbas rescisórias?

💡 3 Respostas

User badge image

Gaby Leite

a. sim

b. Rafael poderá pleitear o slario não pago do espólio de José, que possui personalidade juridica.

1
Dislike0
User badge image

Isabelly Correia

quais artigos justificam?

0
Dislike0
User badge image

Henrique Paduan

1. Para que Maria e Gabriela continuem de maneira regular, elas terão de constituir uma sociedade empresária e atender a todos os requisitos legais. Não seria possível que permaneçam como empresário individual.

2. Rafael poderia pleitear da sociedade a ser constituída por Maria e Gabriela, tendo em vista a sucessão de empregadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais