A maior rede de estudos do Brasil

Tratando-se da teoria jurídica da empresa, responda:

Querubim era empresário individual e açougueiro. O açougue Mastercarnes, localizado na cidade de Nova Friburgo, no estado do RJ, possuía o horário de funcionamento de 9 as 19 todos os dias. Para tanto, contava com a ajuda de suas filhas, Maria e Gabriela, maiores de idade, bem como de um assistente chamado Rafael. No dia 31 de março de 2019, José sofreu um mal súbito e foi levado para o hospital por Maria.  No hospital, José permaneceu por mais de 15 dias e infelizmente faleceu. Durante os 15 dias, os três continuaram as atividades do açougue. No entanto, após o falecimento, o açougue ficou fechado por 12 dias, para que suas filhas pudessem decidir se iriam ou não retomar as atividades. Rafael, que não recebia seu salario desde o dia que José passou mal, já havia procurado e encontrado novo emprego, até que Maria e Gabriela retomaram as atividades.
a.      É possível que Maria e Gabriela continuem regularmente as atividades do açougue?
b.      De quem Rafael poderá pleitear o salário não pago e eventuais verbas rescisórias?


3 resposta(s)

User badge image

Gaby Leite

Há mais de um mês

a. sim

b. Rafael poderá pleitear o slario não pago do espólio de José, que possui personalidade juridica.

a. sim

b. Rafael poderá pleitear o slario não pago do espólio de José, que possui personalidade juridica.

User badge image

Isabelly Correia

Há mais de um mês

quais artigos justificam?

User badge image

Henrique Paduan

Há mais de um mês

1. Para que Maria e Gabriela continuem de maneira regular, elas terão de constituir uma sociedade empresária e atender a todos os requisitos legais. Não seria possível que permaneçam como empresário individual.

2. Rafael poderia pleitear da sociedade a ser constituída por Maria e Gabriela, tendo em vista a sucessão de empregadores.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes