Buscar

QUAIS AS FORMAÇÕES QUE EXISTEM NO FUTEBOL ?

💡 3 Respostas

User badge image

Jefferson X Vanessa

No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador organizar sua equipe dentro de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes,em Portugal) e os jogadores de linha. Mas, com o desenrolar da história desse esporte, foram criados vários tipos de posições, e consequentemente, esquemas táticos, alguns mais ofensivos, outros mais defensivos e com diferentes formas de se tornar equilibrado (atacar e defender com a mesma eficiência).
Ressalta-se, neste ponto, que a dimensão da tática no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

1-1-8

Usar apenas um jogador de defesa e um meio-campista e colocar o resto em ataque parece louco hoje, mas os jogos pareciam diferentes no momento atual, com o mínimo de passes para os lados e, em vez disso, ataque completo com muito drible.

O motivo de todo esse drible não foi apenas porque o futebol hoje em dia carecia de sofisticação, mas mais devido ao fato de a regra do impedimento ser completamente diferente do que é hoje.

2-3-5

Nos anos 1890, o 2-3-5 se tornou popular como uma formação tática mais equilibrada. Ele se tornou padrão por um longo tempo e foi usado por todas as equipes na primeira Copa do Mundo . A transição de 1-1-8 para 2-3-5 não aconteceu ao longo de um dia. Outras formações, como 1-2-7, por exemplo, foram tomadas em prática no meio.

WM

Um dos primeiros passos laterais do bem estabelecido 2-3-5 foi o "WM" (o cluster atacante tem formato W e o grupo defensor possui formato M), ou 3-2-2-3. O inovador foi o grande teórico do futebol Graham Chapman durante seu tempo como gerente do Arsenal no início dos anos 30.

3-2-5

Após a mudança da regra de impedimento em 1925, as estratégias de ataque e defesa se transformaram e, como resultado, surgiram novos sistemas de jogo. A regra de impedimento alterada beneficiaria o lado atacante, de modo que um terceiro defensor era mais frequentemente levado em consideração, mas obviamente ainda estava com ênfase no ataque.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais