A maior rede de estudos do Brasil

serviço social

A reforma do Estado no Brasil na década de 1990 causa impacto nas configurações do terceiro setor. Podemos dizer que o Terceiro Setor adquiriu seu grande impulso quando o Estado pautado na agenda liberal reduziu os investimentos em políticas públicas e sociais. O papel do Estado para com as políticas sociais é alterado nesse período, pois busca-se racionalizar recursos e esvaziar o poder das instituições públicas, já que instituições democráticas são permeáveis às pressões e demandas da população, além de serem consideradas como improdutivas, pela lógica de mercado.

SIKORSKI, Daniela. CURI, Silviane. Serviço Social e o Terceiro Setor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 

Considerando o exposto e os conceitos sobre a reforma do Estado na ótica neoliberal, analise as afirmações a seguir, considerando V para verdadeiro e F para falso:

I)  Reforma do Estado no Brasil teve seu início no ano de 1987 e tomou corpo na década de 1990, com a liberalização comercial, a privatização, medidas de ajuste fiscal e a reestruturação de empresas.

II) A proposta de Reforma do Estado no Brasil teve seu início na ditadura militar e tomou corpo na década de 1980, com a liberalização comercial, a privatização, medidas de ajuste fiscal e a reestruturação de empresas.

III) A proposta de Reforma fazia parte de um conjunto articulado de medidas vinculadas à nova ordem mundial, que propunham transformações intensas nas relações internacionais, mas para tal, os países deveriam se reestruturar administrativa, legal e economicamente.

IV) A reforma do Estado defende a descentralização de serviços que não envolvem o exercício do poder de Estado, mas devem ser subsidiados por ele, como: educação, saúde, cultura e pesquisa científica. 

As afirmações são respectivamente:  ​

Alternativas

 

Alternativa 1:

V, V, F, F.

 

Alternativa 2:

F, V, F, V.

 

Alternativa 3:

V, V, F, V.

 

Alternativa 4:

F, V, F, F.

 

Alternativa 5:

V, F, V, V.

Serviço Social

UNICESUMAR EAD


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes