Buscar

qual alternativa ?

Leia a seguir um trecho de um discurso de Vitor Hugo, proferido em 18 de maio de 1879, durante um jantar comemorativo pela abolição da escravidão em 1848:

“O Mediterrâneo é um lago de civilização; não é segredo para ninguém que ao norte de suas costas está o velho universo e ao sul deste um universo ignorado; pode-se dizer de um lado a civilização, do outro a barbárie. O momento é de dizer a estas ilustres nações que aqui estão: uni-vos! Vamos ao Sul! Ele está na nossa frente, esse bloco de areia e cinzas, este monstro inerte e passivo que, depois de seis mil anos, é obstáculo à marcha universal. Deus oferece a África à Europa. [...] Façam estradas, portos, cidades, cultivem, colonizem, multipliquem-se”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, José Alves de Freitas; TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2011. p. 595.

De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre a expansão imperialista na África durante o século XIX, assinale a alternativa correta.

  A

Ela foi uma reação às políticas protecionistas adotadas por governos de países latino-americanos, que consequentemente trouxeram a necessidade de substituir esses mercados consumidores.

  B

Ela foi uma consequência direta da unificação italiana, que permitiu um grande desenvolvimento industrial no país, tornando-o o principal concorrente da Inglaterra no período.

  C

Ela foi fundamental tanto para a integração econômica mundial quanto para o desenvolvimento de nações africanas atrasadas.

  D

Ela atendeu a uma necessidade de expansão territorial em diversos países africanos, que sofreram uma expansão demográfica tão intensa no século XIX que viam o seu desenvolvimento ameaçado pelo excesso populacional.

  E

Ela foi motivada por interesses econômicos, especialmente pela busca por matéria-prima e novos mercados consumidores, essenciais para a expansão capitalista dos países europeus.

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael Theodoro

Difícil essa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais