Megaterremotos são tremores de Terra cuja magnitude variam em torno de 9 na escala Richter. São caracterizados por serem eventos extraordinários, cujo potencial de destruição é enorme, podendo dar origem a catástrofes, com seus tremores sendo sentidos a milhares de quilômetros em torno do epicentros. São causados pelo movimento de abdução de uma placa tectônica sobre outra, situação em que uma placa “mergulha” sobre a placa com a qual mantém contato, movimento que pode levar a falhas que causam grandes tremores. Um exemplo notório é o Terremoto do Alasca em 1964, que atingiu magnitude 9.2 na escala Richter, vitimando 139 pessoas, e o Terremoto do Chile em 2010, de magnitude 8.8, que matou mais de 500 pessoas. Ambos causaram grandes tsunamis que atingiram a costa.Megaterremotos são tremores de Terra cuja magnitude variam em torno de 9 na escala Richter. São caracterizados por serem eventos extraordinários, cujo potencial de destruição é enorme, podendo dar origem a catástrofes, com seus tremores sendo sentidos a milhares de quilômetros em torno do epicentros. São causados pelo movimento de abdução de uma placa tectônica sobre outra, situação em que uma placa “mergulha” sobre a placa com a qual mantém contato, movimento que pode levar a falhas que causam grandes tremores. Um exemplo notório é o Terremoto do Alasca em 1964, que atingiu magnitude 9.2 na escala Richter, vitimando 139 pessoas, e o Terremoto do Chile em 2010, de magnitude 8.8, que matou mais de 500 pessoas. Ambos causaram grandes tsunamis que atingiram a costa.
MEGATERREMOTOS, são sismos que ocorrem em zonas de subducção nas fronteiras destrutivas entre placas tectônicas, onde uma placa está subductada por outra. Estes sismos interplacas são os mais poderosos da Terra, com magnitudes de momento que podem exceder 9,0.
Megassismo, megaterremoto ou megaterramoto são sismos que ocorrem em zonas de subducção nas fronteiras destrutivas entre placas tectônicas, onde uma placa está subductada por outras
São sismos que ocorrem em zonas de subducçao nas fronteiras destrutivas entre placas tectônicas.