Buscar

como ocorre a degradação da hemoglobina até a sua eliminação do organismo, englobando órgãos e processos/transformações.

💡 3 Respostas

User badge image

Thayken Tay

Após a fagocitose do eritrócito velho ou hemolisado (especialmente no baço), a célula vermelha é destruída no interior do macrófago, sendo a hemoglobina do seu interior liberada no citoplasma. O ferro e a parte protéica da hemoglobina (cadeias de globina) retornam ao sangue para reutilização pelo organismo. O restante (anel de protoporfirina), que é tóxico ao organismo, é  degradado por enzimas do citoplasma do macrófago e origina um produto esverdeado denominado biliverdina, que, também por ação enzimática, é convertida em bilirrubina (composto amarelo) e pode ser eliminado através da urina (urobilinogênio) ou fezes (estercobilinogênio).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A hemoglobina tem a capacidade de transportar o oxigênio em uma quantidade vinte vezes maior que seu volume original. Entretanto, se ocorrer de se unir ao monóxido de carbono, ela perde a capacidade que possui de se combinar com o oxigênio, provocando a perda de sua função e, consequentemente, poderá provocar vários danos ao organismo do ser humano.

O tempo médio de duração da vida dos glóbulos vermelhos é de aproximadamente 120 dias, sendo que após esse período, eles sofrem uma degeneração que ocorre no baço ou também no sistema circulatório, entretanto, o ferro consegue de reintegrar nos novo glóbulos vermelhos, que são formados na medula óssea do corpo humano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais