Buscar

Como Platão define a democracia?

💡 6 Respostas

User badge image

Sabrina Paulino

Estado na qual reina a liberdade
1
Dislike0
User badge image

Idaliana Valério Mussio

Democracia para Platão significa igualdade de oportunidade para exercício da política e seleção dos mais aptos para isso. Os lideres não devem ser escolhidos por artimanhas mas através da própria aptidão. Antes de ocupar postos superiores ocupará com dignidade os i inferiores.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A palavra “Democracia” é formada pelos seguintes termos:

  • Demos: Palavra grega que significa povo;
  • Kratia: Palavra também grega que significa governo.

Logo, juntas essas palavras formam o vocábulo democracia, que significa governo do povo. Ele recebe esse nome pois na democracia o povo tem o poder de eleger seus representantes por meio de eleições.

De acordo com Platão, a democracia caracteriza-se por ser um governo em que todos aqueles que são considerados como habitantes tem a capacidade de exercer a soberania de seu povo. Nos regimes democráticos, a população é responsável por eleger determinados indivíduos que seriam responsabilizados por representar distintos interesses da população. Seus princípios se envolvem na defesa dos direitos humanos fundamentais, principalmente a partir do fim do século XVII.

Logo, a formação e organização de um governo democrático fica a cargo da população que, através das eleições periódicas, possuem o poder de eleger seus representantes na esfera municipal, estadual e nacional.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais