Buscar

O que vem a ser o calor específico?

💡 4 Respostas

User badge image

Oldemar Castro Filho

O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.
0
Dislike0
User badge image

thayslla Raissa

O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.

Quando a capacidade calorífica é dada para uma mol de substância, esta passa a designar-se capacidade calorífica molar ou calor específico molar. Definem-se calores específicos a pressão constante e a volume constante, representados, respetivamente, por Cp e por Cv, ambos dependentes da temperatura. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por definição, o calor trata-se da energia térmica em movimento. Tal fluxo de energia acontece na situação onde dois corpos com temperaturas diferentes estão em contato. Nessa condição, o corpo mais quente fornece energia para o corpo mais frio até que eles atinjam o estado de equilíbrio térmico.

O calor específico estabelece uma relação entre a variação de temperatura de uma substância quando o mesmo recebe ou perde calor.

Vale citar ainda o conceito de capacidade térmica, também denominada de capacidade calorifica, trata-se de uma grandeza que associa a quantidade de calor fornecida por um corpo e a consequente variação de temperatura que o mesmo sofre com o calor absorvido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais