Buscar

Descreva o potencial de ação e suas fases. Descreva o papel dos canais iônicos e dos respectivos íons

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Um potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que viaja ao longo da membrana celular modificando sua distribuição de carga elétrica. Em um modelo simplificado do potencial de ação, o potencial de repouso de uma parte da membrana é mantido com o canal de potássio. A fase de ascensão ou despolarização do potencial de ação começa quando o canal de sódio potencial dependente é aberto, fazendo com que a permeabilidade do sódio exceda em muito a do potássio. O potencial da membrana vai para E Na. Em algumas células, como as células marcapasso coronárias, a fase ascendente é gerada pela concentração de cálcio e não de sódio.

Após um curto intervalo, o canal de potássio dependente da tensão (atrasado) é aberto e o canal de sódio fecha gradualmente. Como conseqüência, o potencial da membrana retorna ao estado de repouso, mostrado no potencial de ação como uma fase descendente. Como existem mais canais de potássio abertos do que os canais de sódio (os canais de potássio dependentes da membrana e os canais de potássio dependentes da tensão estão abertos e o canal de sódio está fechado), a permeabilidade ao potássio é agora muito maior do que antes início da fase ascendente, quando apenas os canais de membrana de potássio estavam abertos. O potencial de membrana está mais próximo de EK do que em repouso, fazendo com que o potencial esteja na fase refratária. O canal de potássio atrasado dependente da voltagem fecha devido à hiperpolarização e a célula retorna ao seu potencial de repouso.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais