Buscar

Quais são as alterações provocadas pelo sistema nervoso simpático e parassimpático no sistema cardiovascular ?

💡 6 Respostas

User badge image

naciza valeria d aquino faveri

O sistema nervoso é conectado com o coração através de dois grupos diferentes de nervos do sistema nervoso autônomo: parassimpáticos e simpáticos. ... Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão pela qual são denominados neurônios adrenérgicos.
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os nervos do sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) se conectam a diversas partes do corpo humano, sendo uma delas o coração. As funções de cada grupo no sistema cardiovascular são:

Simpático: aumento da frequência cardíaca, da força de contração do músculo cardíaco e da pressão arterial.

Parassimpático: diminuição da frequência cardíaca, da força de contração do músculo arterial, da velocidade de condução dos impulsos pelo nódulo átrio-ventricular e do fluxo sanguíneo.

Podemos concluir que o sistema nervoso simpático é responsável por respostas fisiológicas de luta e fuga, enquanto o sistema nervoso parassimpático é responsável por respostas fisiológicas de repouso e digestão. Muito disso se deve a divisão somática, tipo de neurônios e neurotransmissor liberado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais