Buscar

Atividades rítmicas e expressivas:

Para acompanhar algumas danças, usamos instrumentos de percussão, que são aqueles que produzem sons a partir das vibrações da batida em sua superfície. O corpo humano também é considerado um recurso de percussão, pela utilização das palmas, do bater de pés contra o solo e de outras partes do corpo. Analise as sentenças a seguir:

I- Os instrumentos de percussão e a percussão corporal fazem parte da história da dança, e a formação de grupos que utilizam a percussão corporal, tanto no Brasil como no mundo, remonta a épocas antigas.   
II- A capoeira é uma manifestação cultural que mescla a dança, o jogo e a luta; segue o ritmo do atabaque, incluindo também o pandeiro, o reco-reco, agogô, adufe e outros instrumentos de percussão. 
III- A dança cigana existe a partir dos povos, lugares e épocas por onde os ciganos andaram e aprimoraram os timbres corporais por meio das palmas, pisadas, tapas nos pés, na coxa e peito; vários elementos, como véus, leques, fitas coloridas, lenços, xales, pandeiros e outros fazem parte da dança.  
IV- Nas danças indígenas, encontramos exemplos de percussão corporal pelo uso frequente das palmas, bater dos pés, e de chocalhos presos nos tornozelos, cintura e braços, criando a impressão que o corpo dá origem ao som.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
     c)  As sentenças II, III e IV estão corretas.
     d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

💡 4 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais