Buscar

O que são receptores adrenérgicos e colinérgicos?

💡 3 Respostas

User badge image

priscila souza

Um receptor colinérgico (AchR) é uma proteína integral de membrana que gera uma resposta a partir de uma mólecula de acetilcolina. Encontra-se principalmente nas terminações neuromusculares e tanto no sistema nervoso central, como no periférico.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os Receptores adrenérgicos, também chamados de adrenorreceptores, são ligados à proteína G e são alvos de catecolaminas. Para que eles possam ser ativados, é necessário que a adrenalina e a noradrenalina ativem seus ligantes endógenos. No geral, esses receptores causam respostas simpáticas como: dilatação das pupuilas, aumento da frequência cardíaca, desvio de fluxo sanguíneo para músculos esqueléticos e mobilização de energia.

Por sua vez, os receptores colinérgicos são proteínas integrais de membrana que geram respostas a partir do esímulo gerado pela acetilcolina. São encontrados nos SNC e SNP, bem como em terminações neuromusculares. Já esses, classificam-se em: nicotínico (nAChR), que possuem afinidade com a nicotina e muscarínico (mAchR), que possuem afinidade com a muscarina.

0
Dislike0
User badge image

Luiz Henrique Martins Vieira Martins

Qual a relação destes receptores adrenérgicos e colinérgicos com o sofrimento psíquico, emocional, transtornos mentais?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais