Buscar

DIREITOS HUMANOS TELE AULA2

A Emenda Constitucional n. 45, de 2004, possibilitou a federalização de crimes graves contra direitos humanos, com objetivo de:
    a.    Viabilizar a apuração desses crimes pelas autoridades federais que são as únicas capazes de solucioná-los.
    b.    Permitir que órgãos de segurança federais atuem em casos nos quais a pressão sobre autoridades estaduais de segurança possam inviabilizar a correta apuração e punição.
    c.    Impedir que as autoridades de segurança pública estaduais atuem porque elas não dispõem de capacidade técnica para esses casos.
    d.    Fazer com que as autoridades federais trabalhem mais porque seus rendimentos são maiores.
    e.    A determinação da Emenda Constitucional comprova que a federação é mais relevante que os estados federativos e, por isso, tem que ser ela a analisar todos os crimes contr

💡 2 Respostas

User badge image

Laura Dias

d

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Emenda Constitucional n. 45 é conhecida como a reforma do poder judiciário. Esta lei foi promulgada dia 30 de dezembro de 2004 após tramitar por 13 anos na câmara mas promoveu diversas mudanças significativas trazendo inovações ao sistema de Justiça brasileiro.

São mudanças decorridas da emenda: criação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ampliação da competência da Justiça do Trabalho, transparência e eficiência ante as decisões tomadas, garantia a duração razoável do processo, acesso a ordem jurídica justa, estabelecimento da autonomia das Defensorias Públicas, criação de varas especializadas, dentre outras.

Tal lei permite que a Justiça Federal julgue causas entre o servidor e o poder público com vínculo estatuário e que a Justiça do Trabalho não teria competência para julgar causas criminais, principalmente crimes contra a organização do trabalho.

Portanto, a resposta correta é letra b.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais