Buscar

O que é gradiente de concentração?

💡 4 Respostas

User badge image

Giovanni Gomes

A lei de Fick, estabelecida por Adolf Fick em 1855, modela o fluxo difusivo em função gradiente de concentração em um processo difusivo. Segundo ele, o fluxo difusivo é uma consequência estatística do movimento aleatório das partículas e é diretamente proporcional ao gradiente de concentração.
0
Dislike0
User badge image

Luana Paiva

O gradiente de concentração indica a alteração no valor da concentração de determinada substância por 2 unidade de espaço. Mais precisamente falando, é definido como vetor gradiente  do campo de escalares que representa a concentração. Enzimas que provocam a difusão passiva ( que no caso por ser feita por essas enzimas é chamada de difusão facilitada) de substâncias a favor de um gradiente de concentração, são chamadas de permeases.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Quando a concentração de um composto químico ou de um íon é diferente de um lado para o outro de uma membrana, ele cria um gradiente de concentração. O gradiente de concentração é de extrtema importância para a célula. A célula usa muita energia para manter esse gradiente de concentração e nunca atinge o equilíbrio. É a passagem de íons H + nas mitocôndrias que permitirá a síntese de ATP.

O fluxo de íons é de acordo com o gradiente de concentração em geral; o gradiente de concentração depende do potencial eletroquímico (lei de Nernst) do íon em relação ao potencial da membrana.

Somente os gradientes de concentração de palavras podem ser usados no sentido mais restrito de um declínio espacial de uma concentração, à medida que um oponente da concentração de palavras aumenta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais