Buscar

COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DE ATP?

💡 4 Respostas

User badge image

Júlio César Fibes

Nao sdi
0
Dislike0
User badge image

Carolina Santos

A molécula de ATP é formada por uma molécula de adenosina (base nitrogenada adenina + açúcar ribose) combinada a três radicais fosfato ligados em cadeia. A energia liberada pela quebra de nutrientes é temporariamente armazenada nas ligações da cadeia de fosfatos.


0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ATP é a sigla empregada para se referir à molécula adenosina trifosfato. A mesma consiste na principal fonte de energia química celular, sendo composta por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato.

A respiração celular é um processo essencial em que a ATP (Adenosina trifosfato), substância responsável por suprir as necessidades energéticas das células, é produzida. A seguir, será explicado sobre as principais etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e fosforização oxidativa.

A glicólise, também chamada de via glicolítica, é uma etapa anaeróbica em que ocorrem diversas reações químicas a fim de produzir ácido pirúvico a partir da quebra da quebra de moléculas de glicose.

Mais precisamente, a glicólise é um processo anaeróbico que se consiste na quebra da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico com saldo energético de dois ATP em um processo de hidrolise, isto é, de uma reação química em que se utiliza a água para quebra de uma molécula em outras duas. A enzima que catalisa tal reação é a hidrolase.

Costuma-se dividir a glicólise em duas etapas que são a fase preparatória, onde ocorre a hidrólise de ATP, e a fase de pagamento, onde se formam quatro moléculas de ATP e o “pagamento” das moléculas gastas inicialmente.

A a glicose é essencial para a manutenção do organismo uma vez que provê energia celular. Por fim, apresenta-se a reação global da glicólise:


\[\boxed{{\require{text}\text{Glicose}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ NA}}{{\require{text}\text{D}}^{\require{text}\text{ + }}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ ADP}} + {\require{text}\text{ }}2{{\require{text}\text{P}}_i} \to 2{\require{text}\text{ NADH}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ piruvato}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ATP}} + {\require{text}\text{ }}2{{\require{text}\text{ H}}_{\require{text}\text{2}}}{\require{text}\text{O}}}\]

Além da produção de ATP na respiração celular, a glicose também produz ATP através da formatação lática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais