Buscar

quais as principais bacterias gram positivas e gram negativas de interesse medico?

💡 3 Respostas

User badge image

Heinirich Dikman

uma das principais bacterias gram negativa é a Escherichia coli e uma das principais de gram positiva é a Staphylococcus aureus. 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A coloração de Gram, criado pelo patologista Hans Christian Joachim Gram, é um método capaz de diferenciar e identificar as bactérias separando elas nos grupos de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Este processo é eficaz devido a diferença estrutural na parede celular entre esses dois grupos, gerando resultados distintos para cada um. A coloração de Gram envolve uma etapa de coloração com violeta de cristal, em seguida uma descoloração e, por fim, a contra-coloração (Safranina). As bactérias Gram-positivas retém a cor violeta durante todo o processo, mas as Gram-negativa ficam com a cor vermelha no final. Alguns exemplos importantes para a medicina são:

  • Gram-positivas: Clostridium tetani, responsável por causar tétano, Staphylococcus aureus, causa infecções nas vias respiratórias, Streptococcus pneumonie, provoca a pneumonia. Além das: Norcadia, Lactobacillus, Streptomyces, Gardnerella, Bacillus, entre outras.
  • - Gram-negativas: Pseudomonas aeruginosas, responsável por causar diversas infecções, Escherichia coli, provoca infecções no sistema digestório, Vibrio colerae, provoca cólera. Mais alguns exemplos: Salmonella, Shigella, Chlamydia, Enterobacter, Hemophilus, entre outras.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais