Buscar

Quais condições um programa de treinamento de força deve ter para aumentar as concentrações de testosterona?

💡 4 Respostas

User badge image

Edmundo Azevedo

O treinamento de força (TF) de alta intensidade é um potente estímulo para o aumento da concentração de testosterona como resposta aguda (CADORE et al., 2008). Esse estímulo possui alguns mecanismos de controle, independentes da estimulação pelo hormônio luteinizante.

Têm sido demonstrados que os métodos de treinamento de força (TF) que objetivam a hipertrofia ou a resistência muscular são tipos de treinamento físico com alta produção de lactato, o que sugere uma forte relação com o mecanismo de aumento da testosterona via estimulação do lactato nos testículos.

Os níveis de testosterona parecem ser potencializados com métodos de cargas máximas (90 a 100% de 1RM), envolvendo grandes grupamentos musculares e longos períodos de descanso (3min) entre as séries.

Um treino de volume com alta intensidade parece ser a melhor estratégia para potenciar os níveis de testosterona e possivelmente diminuir os níveis de cortisol, imediatamente após o treino de força.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A testosterona pode ser caracterizada como sendo o principal hormônio sexual masculino e um esteroide anabólico . Nos seres humanos, a testosterona desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutivos masculinos , como testículos e próstata , além de promover características sexuais secundárias , como aumento da massa muscular e óssea e crescimento de pêlos no corpo.

A melhor maneira de melhorar os níveis de testosterona é adotando alguns hábitos de vida que podem melhorar a saúde e o bem-estar.

A falta de sono pode afetar adversamente os níveis de hormônios e substâncias químicas que o corpo precisa para funcionar corretamente, incluindo a testosterona.

O estresse crônico e de longo prazo é perigoso e pode levar a muitos problemas no corpo.

O estresse eleva o hormônio cortisol, responsável por gerenciar uma variedade de processos, incluindo resposta imune e metabolismo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais