Buscar

Alguém tem apanhados de comunicação e expressão, atual?

💡 2 Respostas

User badge image

Leticia Souza

Comunicação e Expressão

Antes de tecer algumas considerações referente à comunicação e expressão, se faz necessário entender o significado etimológico de cada palavra em questão. Segundo a definição do dicionário Aurélio (1998), do latim expressione, o substantivo feminino expressão é o ato de exprimir; representação escrita; palavra; frase; dito; gesto; acentuação; caráter e importância. Já, o substantivo feminino comunicação, do latim communicare; é o ato, efeito ou meio de comunicar; participação; aviso; informação; convivência; trato; lugar de passagem de um ponto para outro; comunhão (de bens); atribuição mútua das propriedades da natureza divina à natureza humana de Cristo.
Ponderadas tais definições é possível observar e diagnosticar quantos significados se dá, às vezes, a mesma palavra ou expressão, seja isoladamente ou numa estrutura de texto. Pois, conforme a Sabbag (2006) no artigo “um olhar diferente para a escrita”:

“Escolhemos os significados que melhor nos exprimam e nos vestimos de palavras e de uma estrutura de texto que melhor se adequam ao nosso estilo”.


2.0 – O ato de escrever

O ato de escrever é um processo contínuo. Cada elemento novo que percebemos no mundo exige uma palavra correspondente. Cada leitura nos enriquece de novas possibilidades de expressão. Porém, importa-nos que, ao se admirar com uma paisagem, transformar em palavras nossa visão. Ao emocionar, colocar no texto nossa sensibilidade. Ao criar, formar de nossa imaginação uma estória. Ao pensar, defender nosso pensamento no papel.

A linguagem é um sofisticado meio de comunicação humana. Mas não o único. Viver numa sociedade é participar de um universo repleto de símbolos. A vida social está permeada dos mais variados tipos de códigos. Alguns são universais; outros dependem da cultura particular de determinado povo. Isto é, a linguagem é a expressão máxima da capacidade do ser humano de criar e usar símbolos, pois dependendo do lugar do nascimento, por meio da cultura que herda e da língua que fala, adquire uma maneira particular de relacionar-se com os outros e com o universo. Pois, segundo Vigotski (1896-1934):

“Na escrita, como o tom de voz e o conhecimento do assunto são excluídos, somos obrigados a utilizar muito mais palavras, e com maior exatidão. A escrita é a forma de fala mais elaborada”. -(Vigotski, trad. 1993. p. 131-132)

Nossa linguagem nos releva a nós mesmos e ao outros. Escrevemos baseados na nossa experiência de vida em casa, na escola, no clube, na rua; no nosso convívio com o mundo e com as pessoas. Escrevemos com base no que vemos no cinema e na televisão, nos jornais e nas revistas, nos livros e nos cartazes; em todos os meios de comunicação. Escrevemos a partir das informações que recebemos em História, Biologia, Economia, Matemática, Geografia; em todos os campos do conhecimento. Todavia, importa-nos que essas informações e impressões sejam assimiladas e devolvidas para o mundo, transformadas pela nossa experiência.

Não só escreve
0
Dislike0
User badge image

Simone Franca

Sim
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais