Buscar

5- Explique como funciona os seguintes testes: a) Teste com 2,4-dinitrofenilidrazina; b) Teste do Iodofórmio.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Em química analítica, para o seu aspecto e para o seu ponto de fusão facilmente verificável, é o resultado da reacção da forma halogénica conduzido com o objectivo de identificar o iodo metilchetoni (compostos químicos cuja estrutura contém o grupo CH 3 -CO-R ) e álcoois metílicos (CH 3 -CHOH-R). Somente estes compostos produzem de fato um precipitado de iodofórmio amarelo por reação com iodo em um ambiente alcalino.

O 2,4-dinitrofenil-hidrazina é usado em uma solução alcoólica na química analítica como reagente para caracterizar aldeídos e cetonas: com eles forma um precipitado de uma cor que varia do amarelo ao vermelho intenso, a correspondente 2,4-dinitrofenil-hidrazona.

Isolando e secando o precipitado e medindo o ponto de fusão, é possível, através de dados da literatura, identificar o aldeído ou cetona que deu origem ao precipitado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais