Buscar

defina o que é psicologia latino americana?

💡 3 Respostas

User badge image

Milena Bittar

Atualmente, a Psicologia passa por um processo de reformulação crítica que considera as peculiaridades históricas, culturais, políticas, econômicas e sociais na constituição subjetiva dos sujeitos. Dessa forma, propõe o alinhamento epistemológico desse saber com os demais países da América Latina devido às vivências similares de colonização ibérico-católica, de modernização tardia e de exploração dos recursos naturais e humanos do continente. Contudo, a construção de uma psicologia latino-americana enfrenta desafios, a exemplo das diferenças entre os países, da multiplicidade cultural e dos interesses geopolíticos das nações. O objetivo do presente estudo foi compreender o processo de formação e de construção epistemológica da Psicologia histórico-cultural buscando, na literatura analisada, as principais possibilidades e desafios da integração da Psicologia com os demais países latino-americanos. De qualquer forma, observa-se que, ao se dedicar ao atendimento das demandas populacionais e à implicação no processo de transformação social, são oferecidas à Psicologia diversas possibilidades de atuação.

1
Dislike0
User badge image

Yuri Lucca

.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A psicologia é uma disciplina científica de longa data. Em seu desenvolvimento, conseguiu definir vários objetos de estudo, mas é necessário dizer que, até recentemente, suas definições sobre o que deveria investigar eram limitadas ao meramente "psicológico".A psicologia estudou o que está relacionado ao comportamento e à mente das pessoas. Isso não significa que ele não atendeu a dimensões importantes como social, econômica, educacional etc., mas o fez apenas de sua própria perspectiva, com sua própria linguagem e conceitos e com seus próprios métodos.

Aqui é importante mencionar que uma das contribuições da psicologia latino-americana para a psicologia universal é a ênfase no social, no contexto, seja trabalhista, ambiental etc. Embora nessa ponderação do social como um conjunto de fatores que determinam, em certa medida, o psicológico, houve desenvolvimentos que, para alguns, possam ser descritos como "mera ideologia", atualmente a psicologia latino-americana faz contribuições que, em sua maioria, são eminentemente científicas .

Isso foi alcançado porque estabeleceu relações com outras disciplinas, construiu pontes epistemológicas entre os diferentes conhecimentos disciplinares e os da psicologia. Dessa maneira, abordagens interdisciplinares permitiram que ele visse os objetos tradicionais de estudo de diferentes maneiras, ou, numa perspectiva transdisciplinar, construindo novos.

Assim, dentro da disciplina encontramos hoje uma enorme variedade de áreas nas quais às vezes é difícil estabelecer fronteiras não apenas com as outras áreas da psicologia, mas também com outras ciências, tanto sociais quanto naturais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais