Buscar

Em títulos de créditos o cheque não se enquadra no principio da abstração ?

Em títulos de créditos o cheque não se enquadra no principio da abstração ? Um exemplo de título de crédito que se enquadra ao princpio da abstração é a nota promissoria. 

💡 2 Respostas

User badge image

Vítor Santiago

O Cheque se enquadra no princípio da abstração, pois não necessáriamente precisa estar vinculado à uma causa. A duplicata não possui esta característica, pois fica vinculada ao negócio mercantil que lhe deu origem.

  • Princípio da Autonomia / Independência - a autonomia do título significa que cada pessoa que se comprometer no título assume uma obrigação, independente das obrigações pelos outros assumidas, não existindo vinculação das obrigações.  A autonomia é a desvinculação da causa do título em relação a todos os coobrigados.
  • Princípio da Abstração - os direitos decorrentes do título de crédito são abstratos, não dependendo do negócio que deu origem ao título.  Nada mais é do que um aspecto da autonomia, pois o próprio título também é desvinculado da causa.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais