De acordo com o ciclo menstrual, diferencie a fase proliferativa da fase secretora.
5 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Cada folículo contém um óvulo ou ovo, e embora muitos folículos possam crescer e aumentar de tamanho durante esta fase, apenas um alcançará o crescimento total e liberará um óvulo no momento da ovulação. O nome dessa fase do ciclo decorre da proliferação de células que nutrem a vida no revestimento uterino durante esse período.
Após a ovulação, o LH faz com que o folículo de explosão se desenvolva em uma pequena estrutura amarela no ovário chamada corpo lúteo, que secreta os hormônios estrogênio e progesterona. Esses hormônios atingem seu nível máximo durante a fase secretora e preparam o endométrio para secretar os nutrientes necessários para nutrir um conceito, se um óvulo fertilizado for implantado nele. Se a concepção e o implante não ocorrerem, a hipófise reduzirá a produção de LH e FSH.
josiane Rodrigues
Há mais de um mês
Rosalia Telmo
Há mais de um mês
Carla Vieira
Há mais de um mês
Fase proliferativa: Após a menstruação, há um aumento do estímulo estrogênico, regenerando o endométrio, a partir das glândulas uterinas da camada basal.
Fase secretora: Depois da ovulação, o corpo lúteo secreta progesterona e estrógeno. O estroma uterino torna-se edemaciado e as células do estroma de hipertrofiam (reação da decídua) preparando-se para uma possível gravidez.