Buscar

STJ 2018 CESPE - A prova obtida por interceptação telefônica decretada por juízo incompetente é ilícita,

ainda que o ato seja indispensável para salvaguardar o objeto da persecução penal. Certo ou errado? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Lucia Monteiro de Paula

resposta: Certo

 

em suma, a professora faz a diferenciação entre Juízo Incompetente #& Juízo aparentemente competente à época do deferimento da medida. 

 

 

Se o Juízo, desde o princípio, é incompetente, a prova é ilícita, sem possibilidade de ser usada no processo penal. É o que parece ter a questão acima afirmado.

 

 

Lado outro, se o Juízo, no momento da apreciação do pedido de interceptação telefônica, aparentemente se mostrar competente, vier a deferir a medida, e, posteriormente, constata-se que há incompetência, não há que se falar em nulidade da prova, podendo perfeitamente ser apreciada no processo que correrá no Juízo competente. Isso, em conformidade com o entendimento do Supremo. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A assertiva está correta, pois os fins não podem justificar os meios no processo penal, desse modo, mesmo que o bem jurídico protegido no processo seja de grande relevância a prova obtida por juiz incompetente ainda será considerada ilícita. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais