Buscar

Qual foi o auge do regime de imperadores romanos, do ponto de vista político?

💡 3 Respostas

User badge image

Luiz Tabajara

Roma, Império de ou Romano, Império, período da história de Roma caracterizado por um regime político dominado por um imperador, que compreende desde o momento em que Otávio recebeu o título de Augusto (27 a.C.) até a dissolução do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). O Império sucedeu à República de Roma.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Império Romano, ao longo das diversas dinastias que o governaram, passou por vários períodos de prosperidade e declínio. Entre eles, o mais notável período de prosperidade foi o que compreendeu os cinco primeiro imperadores da dinastia Antonina (96 d.C. a 192 d. C.), também conhecido como Período dos cinco bons imperadores. Nele, a sucessão imperial deixou de ser dinástica e passou a ser definida por critérios de aptidão. Roma desfrutou de estabilidade política e foi governada, segundo historiadores, por um poder absoluto que era “sábio e moderado”. Os imperadores desse período (Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio e Marco Aurélio) eram vistos como benevolentes e inspiravam respeito entre a população romana, além de buscar a prosperidade econômica e fortalecer o serviço civil. Nesse período, o Império cessou as guerras de expansão e buscou a manutenção de seus territórios, dando início a chamada Pax Romana.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais