Buscar

O quê significar pulsão de morte para Freud

💡 3 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

A pulsão é um conceito psicanalítico que se encontra entre o psíquico e o somático, ou seja,é uma força que tem sua origem no organismo e alcança a mente. Diferentemente do instinto, a pulsão não apresenta uma finalidade biológica específica. A pulsão pode ser classificada como pulsão de vida e de morte. A pulsão de morte tem uma tendência destrutiva que age no indivíduo,como a agressividade, mas também pode estar relacionada a comportamentos repetitivos e compulsivos de algumas patologias mentais.

1
Dislike0
User badge image

Hellen Gonçalves

O instinto da morte ou Thanatos é um conceito desenvolvido por Freud, nascido em oposição ao instinto de vida, ou Eros, é definido como gerador de impulsos inconscientes e excitação orgânica, que aparece como a busca de voltar ao absoluto descanso da não-existência. Pode ser considerado como o impulso que busca a própria morte e desaparecimento.
0
Dislike0
User badge image

Junior Luis

uma pulsão sexual com tendência à preservação da vida, e a pulsão de morte (Tânato) que levaria à segregação de tudo o que é vivo, à destruição. Ambas as pulsões não agem de forma isolada, estão sempre trabalhando em conjunto segundo o princípio de conservação da vida. Como no exemplo de se alimentar, embora haja pulsão de vida presente - sendo a finalidade de se alimentar a manutenção da vida - ela implica-se à pulsão de morte, pois é necessário que se destrua o alimento antes de ingeri-lo. Aí presente um elemento agressivo, de segregação, este se articula à pulsão primeira, como sua necessária contraparte na função geral de conservação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais