Buscar

Metodologia cientifica - Atividade 1

Para os pesquisadores, os povos tradicionais possuem um vasto conhecimento sobre a natureza e uma rica cultura adquiridos ao longo de várias gerações. No entanto, notaram que havia pouco conhecimento sistematizado a respeito das práticas alimentares das comunidades indígenas e quilombolas, então, resolveram fazer uma pesquisa na comunidade indígena da aldeia Kanindé de Aratuba e no quilombo da Serra do Evaristo em Baturité; ambos localizados no Ceará. A questão que norteou a pesquisa foi: “o que se mantém de alimentos tradicionais nessas duas comunidades, uma vez que a alimentação tem se modificado não apenas nas cidades, mas também no campo?” Buscou-se levantar e analisar as práticas alimentares utilizadas, de modo a resgatar o fazer de comidas típicas. 

A pesquisa foi embasada teoricamente em autores que discutem os saberes das comunidades tradicionais e questões relativas à segurança alimentar dessas comunidades. Pautou-se no método etnográfico com abordagem qualitativa, tendo sido realizadas observações in loco, coleta de depoimentos dos moradores e levantamento de informações em materiais bibliográficos. 

Como resultados foram apresentadas descrições de ambas as comunidades: sua localização, origem histórica, moradores, tradições, cultura etc. Nos depoimentos dos moradores foram revelados diversos saberes, por exemplo, “descobriu-se que alguns homens que trabalhavam com agricultura há décadas, tinham métodos designados como experiências de prever se o inverno seria bom para plantio” (p. 67). Identificou-se como pratos típicos na aldeia o mungunzá salgado e o pirão de fava e no quilombo o mungunzá salgado, o doce de mamão e a cocada. Foi acompanhado e registrado o modo de fazer de cada prato. 


Avaliação dissertativa 
 
Pondere a respeito do porquê de os saberes dos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares não serem considerados conhecimento científico, enquanto o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito desses saberes é considerado científico. Apresente, em seus argumentos, as características dos métodos científicos, usando exemplos extraídos do próprio texto. 

Orientações Importantes:

Dê a sua contribuição sobre o tema. É proibida a cópia de textos da internet, sem a adequada citação da fonte, sob pena de ter a questão anulada.

Caso você opte por usar alguma citação de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque o trecho entre aspas e indique sua fonte;

Você terá apenas uma oportunidade de enviar essa atividade.

Não utilize abreviações, gírias ou linguagem coloquial. Escreva de forma clara e coesa, utilizando a norma culta da língua portuguesa e a ABNT.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os conhecimentos dos indígenas e quilombolas sobre agricultura e práticas alimentares não são considerados conhecimento científico, enquanto o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito desses saberes é considerado científico.

Na ciência, os sistemas são uma maneira de separar o mundo em conjuntos de partes a serem estudadas. Por exemplo, você pode estudar o óleo dentro de um motor e como ele é afetado pelo calor. Se o seu sistema é o próprio óleo, você pode não se preocupar com nenhum efeito no motor.

Por outro lado, você pode estudar a variação de temperatura em todo o motor, incluindo o óleo, o que significa que todo o motor e seu conteúdo são o seu sistema. A maneira como você define seu sistema afeta a maneira como você conduz sua pesquisa. Já o conhecimento de pesquisadores é sustentado através de teses e fatos concretos, o que gera o conhecimento científico.

4
Dislike0
User badge image

Thiago Gatti

...

 

0
Dislike0
User badge image

Thredson Art

Aí pode depender. A ideia do documento, oficial ou não, como única fonte autêntica dos fatos passados, preconizada, salvo o engano, em Humboldt, e adotada ostensivamente pela escola metódica (positivista) no século XIX, é um exemplo para esse caso. Eles não consideravam como uma fonte científica a mera oralidade. Para eles, só os documentos escritos faziam a história.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais