Buscar

Qual a diferença entre luminância e iluminância?

💡 4 Respostas

User badge image

Júlia Loge

Então, qual é a diferença entre "luminância" e "iluminância"? A luminância descreve a medição da quantidade de emissão de luz, que passa através ou é refletida a partir de uma superfície em particular em um certo ângulo. ... Isto significa que a luminância indica o brilho da luz emitida ou refletida de uma superfície.

1
Dislike0
User badge image

GRACE KELLY LOPES FIGUEIRA

A luminância descreve a medição da quantidade de emissão de luz, que passa através ou é refletida a partir de uma superfície em particular em um certo ângulo. ... Isto significa que a luminância indica o brilho da luz emitida ou refletida de uma superfície. Já a densidade da quantidade da luz que é refletida, “que cai”, em determinada superfície e em certa direção e distância, chama-se iluminância.
0
Dislike0
User badge image

Mehadi Rodrigues

A luminância descreve a medição da quantidade de emissão de luz que passa através ou é refletida a partir de uma superfície em particular em um certo ângulo. Quando observamos uma superfície que está sendo iluminada, a intensidade luminosa que a superfície reflete se divide em várias áreas visíveis para os olhos, este é o fenômeno da luminância, ilustrada pelo símbolo L e o cálculo é definido pelo número de candelas por metro quadrado (cd/m² ). É a luminância que produz a sensação de claridade. Ela também indica o quanto de energia luminosa pode ser percebida pelo olho humano. A luminância é quantificada usando um espectrorradiômetro, colorímetro ou medidor de luminância.

Já a Iluminância, também conhecida como nível de iluminamento, é a quantidade de luz que incide (iluminando e espalhando) sobre uma determinada área de superfície. É designada pelo símbolo E, faz relação entre o fluxo luminoso que e se estende na direção perpendicular com uma superfície plana. Sua unidade de medida é o lux (lx) que, para medi-la, usa-se um aparelho denominado luxímetro. Um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (lm / m²). 

 

Conteúdo retirado do site

 https://rdstation- static.s3.amazonaws.com/cms/files/49616/1539891348eBook_Luminancia_Iluminancia.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais