Buscar

A atuação da empresa estatal caracteriza qual (quais) forma (formas) de intervenção no Estado no domínio econômico?

Para responder, apresente todas as formas de intervenção do Estado no domínio econômico.

💡 1 Resposta

User badge image

Gabi Moraes K

Em todas essas situações lesivas da ordem econômica o Estado deve intervir. Apesar de haverem diversas leis repressivas de abusos, como: a Lei n.º 8.137/1990 (dos crimes contra a ordem tributária, econômica e de consumo), a Lei Delegada n.º 4/1962 (intervenção no domínio econômico, abastecimento e consumo do povo), e a Lei n.º 8.078/1990 (CDC), é a Lei n.º 12.529/2011, que estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência-SBDC, a que melhor regula a repressão ao abuso do poder econômico.

O SDC compõe-se de dois órgãos básicos: o Conselho Administrativo de Defesa Econômica-CADE (junto ao qual atua um membro do Ministério Público Federal) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

O CADE possui natureza jurídica de autarquia e é o órgão nacional competente para atuar nas providências administrativas e judiciais de combate as situações abusivas na economia, como nos casos descritos de truste, cartel e dumping (praticados nas fronteiras nacionais). Pois nos casos em que o dumping é praticado de forma abusiva por empresas transnacionais (comércio internacional) o órgão apropriado para a intervenção e supervisão das relações comerciais é a Organização Mundial do Comércio-OMC – por meio de processo instaurado pela empresa lesada junto à Secretaria do Comércio Exterior – SECEX, órgão do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais