Buscar

O que ocorre se o beneficiário da justiça gratuita perder?

💡 2 Respostas

User badge image

Murilo Mazzui

Olá João! tudo bem?

Sou Murilo, estudante do 8º semestre do curso de Direito.

Respondendo sua questão, caso o litigante beneficiário da Justiça Gratuita venha a perder os beneficios mencionados, ele irá arcar com todas as custas processuais, a partir dos atos posteriores a decisão do juiz, vez que, os atos anteriores são perfeitos (principio do direito) não havendo sua modificação.

Por exemplo, se o réu, ofereceu impugnação a concessão do beneficio da justiça grauita do autor (sub entende-se que o juiz já havia concedido) e o juiz suspende o beneficio, o autor poderá apresentar um agravo de instrumento contra essa decissão.

As custas para apresentar este agravo, deve ser recolhida, visto que a decisão anterior "retirou" o beneficio de gratuidade. 

0
Dislike0
User badge image

Larissa Zanelatto

O beneficiário da justiça gratuita pode ser resposabilizado pelos custos processuais, incluindo honorários advocatíceos, caso perca. Nesse caso, haverá a condenação, mas a exigibilidade da obrigação ficará suspensa e o beneficiário poderá ser executado somente se, nos anos subsequentes do trânsito em julgado da decisão que determinou o pagamento, for comprovada a inexistência da condição de insuficiência financeira do beneficiário no momento em que a gratuidade foi concedida. Após esse prazo de cinco anos, a obrigação será extinta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais