Buscar

Conhecer os princípios da andragogia é

uma maneira de compreender a forma como os adultos aprendem e interagem com o processo de aprendizagem. Esta compreensão é extremamente relevante para que o professor possa criar estratégias de aprendizagem condizentes com esses princípios, que podem estimular e facilitar o ato de aprender do adulto.

No século XX, surgiram as primeiras concepções voltadas para a aprendizagem de adultos, embora esta seja tão antiga como a própria humanidade. Observam-se vários registros da aprendizagem de adultos ao longo da história, inclusive no Cristianismo, quando Jesus ensinava, por meio de metáforas e histórias, as Leis Divinas aos seus discípulos e apóstolos. Conhecer os princípios da andragogia é uma forma de compreender a maneira como os adultos aprendem e interagem no processo de ensino-aprendizagem. Isso é extremamente relevante para o professor, pois, assim, ele poderá criar estratégias de aprendizagem condizentes com esses princípios, além de estimular e facilitar o ato de aprender no adulto. Diante do exposto, pede-se:

Após ler o texto, apresente, para cada princípio da andragogia:
- o conceito essencial de cada princípio;
- o seu benefício;
- e a dica para a prática educativa.

💡 2 Respostas

User badge image

Kleiton Dos Santos Paz

É a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição cunhada na década de 1970 por Malcolm Knowles
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que a andragogia é considerada uma arte que visa ensinar adultos, sendo criada pelo educador estadunidense Malcom Knowles. Logo, o termo tem origem na língua grega e literalmente significa “ensinar para adultos”.

Diante disso, temos que a andragogia possui alguns pilares que são importantes, como seria o caso do “por que conhecer e porque aprender”, além de tratar da “autonomia do aluno”, do “engajamento no aprendizado”, dentre outros outros pilares que completam essa arte.

Com isso, ela possui papel importante para os alunos, pois, afirma que eles necessitam aprender de verdade, sendo preciso que os mesmos entendam e saibam qual a real necessidade de todo esse processo.

Por conseguinte, versa também sobre o fato de que o aluno tem total consciência sobre a sua própria vida. Além disso, afirma que quando se parte do pressuposto que o aluno tem consciência da sua contribuição no próprio aprendizado do cotidiano, o mesmo tenderá a se engajar com maior afinco nos estudos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais