Buscar

A Revisão da Literatura

A Revisão da Literatura é considerada uma varredura de publicações em determinada área de pesquisa. Ou seja, quando o pesquisador deseja investigar a respeito de determinado assunto, ele terá que realizar uma  revisão bibliográfica para evidenciar escritas e pesquisas naquela área.

Diante disso, realize uma pequena revisão bibliográfica, de acordo com as normas da ABNT, para fundamentar um dos assuntos que serão descritos em seguida.

Para tanto, baseie-se em obras já publicadas sobre o assunto e faça as indicações das citações dos autores consultados.

Pede-se que seja descrito entre três e quatro parágrafos do assunto. Após, faça a indicação das referências com base nas obras citadas.

Escolha a seguir uma temática para pesquisa:
a) Tipos e modelos de gestores
b) Vulnerabilidade social
c) Código de ética dos profissionais da Enfermagem
d) Administração em Enfermagem
e) Farmácia Hospitalar
f) Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais

Escreva sua resposta no c

💡 4 Respostas

User badge image

aline ..

Atividades da farmácia hospitalar brasileira para com pacientes hospitalizados: uma revisão da literatura

RESUMO

Este artigo discute a produção científica relacionada à farmácia hospitalar brasileira direcionada à internação, na tentativa de ampliar a visão sobre características e prioridades. Foram localizados dezessete artigos nas bases de dados Medline e Lilacs condizentes com os critérios de inclusão e exclusão definidos a priori. A maioria ateve-se aos componentes ensino/pesquisa, logística e farmacotécnica, a partir da observação de hospitais públicos localizados no Sudeste. Percebe-se a escassez de textos relacionados a atividades estruturais como gerenciamento e seleção. Estima-se que à formação acadêmica dos farmacêuticos atrele-se a percepção da manipulação como atividade preponderante nos serviços embora, atualmente, esta seja necessária apenas em um número restrito de hospitais. Soma-se a isto a baixa adequação das atividades realizadas a normas legais e padrões estabelecidos e a inexistência de revista brasileira dedicada ao tema e indexada pela BVS. Tendo em vista a maior freqüência de trabalhos oriundos do setor público, há, aparentemente, ou maior liberdade de atuação do farmacêutico neste setor ou menor produção científica, quantificada por publicações, no setor privado.

Palavras-chave: Assistência farmacêutica, Farmácia hospitalar, Revisão bibliográfica

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em seu sentido mais amplo, a vulnerabilidade social é uma dimensão da vulnerabilidade a múltiplos estressores e choques , incluindo abuso , exclusão social e riscos naturais . Vulnerabilidade social refere-se à incapacidade de pessoas , organizações e sociedades de suportar impactos adversos de vários estressores aos quais estão expostos. Esses impactos são devidos, em parte, às características inerentes às interações sociais, instituições e sistemas de valores culturais .

O conceito de vulnerabilidade social surgiu mais recentemente no discurso sobre riscos e desastres naturais. Até o momento, nenhuma definição foi acordada. Da mesma forma, existem várias teorias de vulnerabilidade social.

A maioria dos trabalhos realizados até agora se concentra na observação empírica e nos modelos conceituais. Assim, a pesquisa atual de vulnerabilidade social é uma teoria de médio alcance e representa uma tentativa de entender as condições sociais que transformam um risco natural em um desastre social.

0
Dislike0
User badge image

samara Lima da cruz

RESPOSTA ESPERADA


Para construção da revisão bibliográfica, sugere-se que o aluno possa dialogar com autores que já escreveram sobre o assunto.

Discussão/revisão da literatura ou revisão bibliográfica:

Realizar uma discussão com os autores que já falam a respeito da temática, evidenciando sempre o foco da pesquisa. A discussão deve apresentar as ideias do aluno – intercaladas às ideias dos autores –, coerência textual e indicação das normas da ABNT para as citações diretas ou indiretas e para as referências.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais