Buscar

1. Compare a concepção de realidade e de conhecimento na Linha dividida e na Caverna?

💡 3 Respostas

User badge image

Caio Lima

Na caverna está certo em prol de todos os conhecimentos
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dentro da caverna nós temos os prisioneiros, estes estão em estado de ignorância e não conhecem a verdade e a realidade. Estes prisioneiros mostram aquelas pessoas que acreditam em tudo que veêm, que não tentam alcançar a realidade porque acreditam nas aparências, nas cópias da verdade, que são representadas pelas imagens projetadas no interior da caverna.

A linha dividida é marcada pelo lado de dentro e lado de fora da caverna. O lado de dentro é o mundo da ignorância, das aparências, das cópias. O lado de fora é o mundo inteligível, o mundo da verdade, em que o bem (o sol) ilumina o que é verdadeiro e imutável. Assim, o prisioneiro liberto consegue se livrar das aparências e atingir a verdade saindo da caverna, se livrando também da ignorância. Este é o papel da filósofo, que deve conhecer a verdade e transmití-la por meio da educação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais