Buscar

Qual fase ocorre mitose e meiose?

💡 9 Respostas

User badge image

Alexandre Andrade

Mitose
0
Dislike1
User badge image

Jonathan Rodrigues de Sousa Jonathan

A mitose inicia com uma célula diploide (2N), com o número total de cromossomos que no caso são 46. Depois entra no período de interfase, onde ocorre a duplicação, e depois a divisão apropriada.

????????????
0
Dislike0
User badge image

Gi Carissa

Tanto a Mitose quanto a Meiose são compostas por uma quantidade de fases específica. No entanto ambas são antecedidas pela Intérfase, que é o período onde a célula forma suas cromatinas e sintetiza o RNA de modo a concretizar a divisão celular.

A Mitose é o processo de divisão celular que forma quatro células diplóides (2n), dividida nas fases: Prófase (condensação dos cromossomos), Metáfase (separação das cromátides irmãs), Anáfase (início da separação dos primeiros pares de células com as cromátides filhos) e Telófase (os cromossomos se descondensam e formam novos núcleos e novos envelopes nucleares). A Mitose nos seres humanos ocorrem em todas as células com exceção das células sexuais.

A Meiose é o processo de divisão celular que forma quatro células haplóides (n). A Meiose possui duas grandes fases, conhecidas como Meiose I e II. A Meiose I é a fase redutiva, na qual as células tem o número de cromossomos dividido pela metade, suas fases são:

1. Prófase I: sendo dividida em cinco sub-fases consecutivas:

  • Leptóteno: cada cromossomo é formado por duas cromátides. Pode-se notar a presença de pequenas condensações, os cromômeros.
  • Zigóteno: inicia-se o emparelhamento dos cromossomos homólogos, denominado de sinapse, que se completa no paquíteno.
  • Paquíteno: cada par de cromossomos homólogos possui quatro cromátides, constituindo uma bivalente ou tétrade, formada por cromátides-irmãs: as que se originam de um mesmo cromossomo e as cromátides homólogas: as que se originam de cromossomos homólogos. Essas podem sofrer uma ruptura na mesma altura, e os dois pedaços podem trocar de lugar, realizando uma permutação ou crossing over. Como os cromossomos são portadores de genes, ocorre uma recombinação gênica. 
  • Diplóteno: os cromossomos homólogos começam a se afastar, mas permanecem ligados pelas regiões onde ocorreu a permutação. Tais regiões constituem os quiasmas.
  • Diacinese: continua ocorrendo condensação e separação dos cromossomos homólogos. Com isso, os quiasmas vão escorregando para as pontas das cromátides, processo denominado terminação dos quiasmas. À medida que as fases evoluem, o nucléolo e a carioteca desaparecem.

2. Metáfase I: Na metáfase I, a membrana celular desaparece. Os pares de cromossomos homólogos se organizam no plano equatorial da célula. Os centrômeros do cromossomo homólogos se ligam a fibras que emergem de centríolos opostos. Assim cada componente do par será puxado em direções opostas.

3. Anáfase I: Na anáfase I, não ocorre divisão dos centrômeros. Cada componente do par de homólogos migra em direção a um dos polos da célula.

4. Telófase I: Na telófase, os cromossomos desespiralizam-se, a carioteca e o nucléolo reorganizam-se e ocorre a citocinese, divisão do citoplasma. Desse modo, surgem duas novas células haploides.

 

Já a Meiose II se assemelha à Mitose. Suas fases são:

1. Prófase II: Ocorre a condensação dos cromossomos e a duplicação dos centríolos. O nucléolo e a carioteca voltam a desaparecer.

2. Metáfase II: Os centríolos estão prontos para serem duplicados e os cromossomos organizam-se na região equatorial.

3. Anáfase II: As cromátides-irmãs separam-se se migram para cada um dos polos da célula, puxadas pelas fibras do fuso.

4. Telófase II: As fibras do fuso desaparecem e os cromossomos já encontram-se nos polos da célula. A carioteca surge novamente e o nucléolo se reorganiza. Por fim, ocorre a citocinese e o surgimento de 4 células-filhas haploides.

Espero ter ajudado <3 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais