Buscar

Qual é o hormônio responsável por diretamente induzir o início desta fase secretora do ciclo menstrual ?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O hormônio luteinizante. É um hormônio produzido por células gonadotrópicas na glândula pituitária anterior . Nas mulheres, um aumento agudo do LH desencadeia a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo .

Nos homens, onde o LH também foi chamado de hormônio estimulador de células intersticiais ( ICSH ), estimula a produção de testosterona pelas células de Leydig .

LH é uma glicoproteína heterodimérica . Cada unidade monomérica é uma molécula de glicoproteína ; uma subunidade alfa e uma beta produzem a proteína funcional completa.

O LH possui uma subunidade beta de 120 aminoácidos (LHB) que confere sua ação biológica específica e é responsável pela especificidade da interação com o receptor LH . Esta subunidade beta contém uma sequência de aminoácidos que exibe grandes homologias com a da subunidade beta da hCG e ambas estimulam o mesmo receptor.

No entanto, a subunidade beta de hCG contém 24 aminoácidos adicionais e os dois hormônios diferem na composição de suas porções de açúcar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais