Buscar

diferenca entre desnaturaçao reversivel e irreversivel

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A desnaturação é um processo no qual proteínas ou ácidos nucleicos perdem a estrutura quaternária , a estrutura terciária e a estrutura secundária que está presente em seu estado nativo , pela aplicação de algum estresse ou composto externo, como um ácido ou base forte , um sal inorgânico concentrado , um solvente orgânico (por exemplo, álcool ou clorofórmio ), radiação ou calor.

Se as proteínas em uma célula viva são desnaturadas, isso resulta na interrupção da atividade celular e possivelmente na morte celular. A desnaturação de proteínas também é uma consequência da morte celular.

Em muitos casos, a desnaturação é reversível (as proteínas podem recuperar seu estado nativo quando a influência desnaturante é removida).

A desnaturação também pode ser irreversível . Essa irreversibilidade é tipicamente uma irreversibilidade cinética, não termodinâmica, pois geralmente quando uma proteína é dobrada, ela tem menor energia livre.

1
Dislike0
User badge image

Jerônimo Ribeiro

Para muitas proteínas adesnaturação é reversível. ... Os principais agentes físicos desnaturantes são: calor, luz, frio, microondas, agitação e pressão.Dentre os fatores químicos podemos destacar: ácidos e bases fortes e solventes orgânicos. A desnaturação nem sempre é um processo indesejado.
0
Dislike0
User badge image

RR Personal

Reversível ou irreversível:

  depende das ligações que estabilizam sua conformação, da intensidade e do tipo de agente desnaturante.

 

Desnaturação pelo calor: irreversível.

Desnaturação por uréia: comumente reversível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais