Buscar

Aponte semelhanças e diferenças entre a alfa-hélice e a cadeia beta-pregueada. Dê exemplos de proteínas formadas por estas estruturas

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A estrutura secundária da proteínas diz respeito ao primeiro nível de enrolamento helicoidal e é caracterizada através de padrões que são regulares e repetitivos que ocorrem no local, sendo que é causada devido a atração entre alguns átomos de aminoácidos que estão próximos.

Os dois arranjos locais que são mais comuns e que tem sua estrutura classificada como secundária são: alfa-hélice e a beta-folha, também conhecida como beta-pregueada.

A alfa-hélice é caracterizada por apresentar um arranjo que é tridimensional onde a cadeia polipeptídica assume uma conformação helicoidal no entorno de um eixo imaginário.

A beta-folha ou beta-pregueada acontece quando a cadeia polipeptídica se estende em formato zig-zag e têm a possibilidade de ficarem dispostas lado a lado.

4
Dislike0
User badge image

André Luiz Rios de Castro

Alfa hélice é uma estrutura molecular,secundária,repititivas e regulares.presente nos polipeptídeos nas pontes de hidrogênio nas pontes de hidrogênio nos nucleotídeos.

a folha beta é encontrado em várias proteínas nas quais regiões de cadeia polipeptica,diferente da alfa hélice em forma de bastão

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais