A responsabilidade patrimonial pode afetar o sucesso material ou da tutela de execução?
Quem, por exemplo, contrata quem não tem solvência, poderá ter dificuldade em juízo para a expropriação patrimonial, Daí a importância de se verificar o status patrimonial do possível contratante/contratado antes e durante o cumprimento do contrato. A não observância do cuidado acima pode ser fatal para o insucesso do Direito Processual Civil, considerando que aqui, a execução é essencialmente patrimonial.
O texto acima aponta uma realidade muito frequente em nosso contencioso cível, qual seja, a falta de bens penhoráveis na fase de execução de títulos judiciais e processos autônomos de execução.
8 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
Carlos Eduardo Ferreira de Souza
Há mais de um mês
Sim, pois no Brasil a dívida civil não apresenta outras sanções que não patrimoniais, salvo cadastro de inadimplente, protesto, dentre outras medidas que buscam obrigar, mas que não são aptas a compelir aquele que não possui patrimônio.
Assim, infrutíferas todas as tentativas de identificar e apreender judicialmente o bem para satisfação da obrigação, a execução resta inócua.

Mary Vilhaalta
Há mais de um mês
A resonsabilidade patrimonial é um dado subjetivo, pois não é possível identificar em um dado momento, todo o patrimônio de um devedor, muito menos suas obrigações.
Britto Kelson
Há mais de um mês
A responsabilidade patrimonial pode afetar o sucesso material ou da tutela de execução Quem, por exemplo, contrata quem não tem solvência, poderá ter dificuldade em juízo para a expropriação patrimonial, Daí a importância de se verificar o status patrimonial do possível contratante/contratado antes e durante o cumprimento do contrato. A não observância do cuidado acima pode ser fatal para o insucesso do Direito Processual Civil, considerando que aqui, a execução é essencialmente patrimonial.
Britto Kelson
Há mais de um mês
o texto seria esse completo?