Buscar

Sociedade

4-Conforme texto base, leia atentamente a assertiva a seguir: A cada mudança de um modo de produção, alteram-se as formas de vida, de trabalho, de produção, ou seja, mudam a sociedade e suas relações. Os pesquisadores sobre o tema definem alguns tipos de modos de produção que existiram ou existem e que trouxeram características específicas às formas de vida em sociedade. Destacamos, a seguir, o modo de produção denominado “primitivo”.

Considerando a linha de raciocínio do enunciado, leia com atenção as afirmativas que seguem sobre o modo de produção primitivo e assinale V para Verdadeira ou F para Falsa:

( ) Modo de produção baseado na servidão. O servo trabalha para o senhor feudal em troca de um lugar para morar. O poder político era descentralizado em “feudos”, foi muito comum, durante o período da Idade Média, na Europa Ocidental.

( ) Modo de produção que tem relação com uma forma de produzir e de uma sociedade que abrange todo o período inicial da história humana no qual o homem tinha maior relação com a natureza.

( ) Modo de produção com divisão social de trabalho – mas em geral homens e mulheres trabalhavam em conjunto e os frutos do trabalho e a propriedade eram de todos e, portanto, não havia uma organização social mais complexa como Estado.

( ) Modo de produção de sociedades que vivem isoladas e com maior contato com a natureza, caso de algumas sociedades indígenas que ainda foram pouco alteradas pelo modo de produção atual.

Assinale a alternativa que reporta a sequência correta, de acordo com as afirmativas apresentadas:

 

a.

 V, V, F, F.

 

b.

V, V, V, F.

 

c.

 F, V, V, V.

 

d.

V, F, F, V.

 

e.

F, F, V, V.

💡 3 Respostas

User badge image

Galadriel Almeida

Letra B
1
Dislike0
User badge image

Fernanda Granieri

obrigada 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que, ao viverem em sociedade, as pessoas buscam participar, de forma direta, da produção, da distribuição e até mesmo do consumo de bens e serviços, ou seja, participam da vida econômica da sociedade.

Dessa forma, observamos que o conjunto de indivíduos que participam da vida econômica de uma nação é o conjunto de indivíduos que participam da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Com isso, podemos inferir que o modo de produção seria a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui, sendo que o modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.

Por fim, temos como resposta correta a letra “C” - F, V, V, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais