Buscar

Qual a farmacocinética e farmacodinâmica da prednisolona?

💡 2 Respostas

User badge image

Rhuany Rhoyne

Farmacodinâmica

A prednisolona é um glicocorticóide sintético usado como agente anti-inflamatório ou imunossupressor. A prednisolona é indicada no tratamento de várias condições, incluindo hiperplasia adrenal congênita, artrite psoriática, lúpus eritematoso sistêmico, dermatite bolhosa herpetiforme, rinite alérgica sazonal ou perene, úlceras marginais corneanas alérgicas, sarcoidose sintomática, púrpura trombocitopenêmica idiopática em adultos, púrpura e leucocitopenia aguda em adultos, adultos e colite ulcerosa. Os glicocorticóides são esteróides adrenocorticais e causam efeitos metabólicos profundos e variados. Além disso, eles modificam as respostas imunes do corpo a diversos estímulos.

Mecanismo de ação

Glicocorticóides como a prednisolona podem inibir a infiltração de leucócitos no local da inflamação, interferir nos mediadores da resposta inflamatória e suprimir as respostas imunes humorais. Pensa-se que as ações anti-inflamatórias dos glicocorticóides envolvem proteínas inibidoras da fosfolipase A2, lipocortinas, que controlam a biossíntese de potentes mediadores da inflamação, como prostaglandinas e leucotrienos. A prednisolona reduz a reação inflamatória limitando a dilatação capilar e a permeabilidade das estruturas vasculares. Esses compostos restringem o acúmulo de leucócitos polimorfonucleares e macrófagos e reduzem a liberação de cininas vasoativas. Pesquisas recentes sugerem que os corticosteróides podem inibir a liberação de ácido araquidônico dos fosfolipídios, reduzindo assim a formação de prostaglandinas. A prednisolona é um agonista do receptor de glicocorticóides. Na ligação, o complexo corticorreceptor-ligante se transloca para o núcleo celular, onde se liga a muitos elementos de resposta glicocorticóide (GRE) na região promotora dos genes alvo. O receptor ligado ao DNA interage com os fatores básicos de transcrição, causando um aumento ou diminuição na expressão de genes-alvo específicos, incluindo a supressão da expressão de IL2 (interleucina 2).

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Farmacodinâmica trata-se de um ramo da Farmacologia e da Medicina responsável pelo estudo e análise dos efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos de todos os seres vivos. Tal área é responsável pelo estudo dos mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco bem como sobre efeitos desejados e indesejados.

Já a Farmacocinética trata-se de uma área da saúde focada no caminho percorrido pelos fármacos e o impacto deles no indivíduo, analisando e estudando o metabolismo dos medicamentos, e quatro processos importantes como a absorção, a distribuição, a metabolização e a excreção.

Nesse contexto, no que diz respeito à farmacodinâmica da prednisona, este é um fármaco que é convertido no fígado em predinolosona, que é um esteroide e metabólito ativo que atua como um potente glicocorticoide. Quanto à sua farmacocinética, de 1 a 3 a horas após a administração, os picos plasmáticos são atingidos, sendo a sua meia vida de aproximadamente 3 horas. Por fim, a vida biológica varia entre 12 e 36 horas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais