Buscar

quais são os graus de parentescos no direito das sucessões?

💡 3 Respostas

User badge image

TAMIRES APARECIDA NICOLUSSI

Parentes em linha colateral até o quarto grau (para o direito sucessório apenas os parentes colaterais de segundo, terceiro e quarto grau tem direito à herança), são: a) Segundo grau: irmãos; b) Terceiro grau: sobrinhos e tios; c) Quarto grau: primos, sobrinhos-netos e tios-avôs.

0
Dislike0
User badge image

ivon junior

Os graus de parentescos dividem-se na linha horizontal e vertical. Não há limite de parentesco na linha vertical, enquanto na horizontal considera-se parente até o terceiro grau.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Para fins de sucessão, são considerados os ascendentes e descendentes, sem limites de grau, bem como de cônjuge e companheiros, além dos colaterais até o quarto grau, na ordem estabelecida pelo arts. 1829 e 1839, do CC:

"Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte:    

I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (art. 1.640, parágrafo único); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;

II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;

III - ao cônjuge sobrevivente;

IV - aos colaterais."

"Art. 1.839. Se não houver cônjuge sobrevivente, nas condições estabelecidas no art. 1.830, serão chamados a suceder os colaterais até o quarto grau."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais