Buscar

Histologia e Embriologia

O ciclo hormonal feminino é um conjunto de modificações que se repetem periódica e temporariamente com alteração de um grupo de hormônios produzidos pela hipófise e pelos ovários. Quais as funções dos hormônios que participam do ciclo hormonal feminino?

💡 3 Respostas

User badge image

Tatiana Oliveira

 É na puberdade que a menina começa a produzir os principais hormônios sexuais femininos, que são o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é produzido nas células do folículo ovariano em desenvolvimento, e ele é o responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias na mulher, como aparecimento das mamas, alargamento dos quadris, distribuição de pelos pelo corpo, etc. O estrógeno também induz o amadurecimento dos órgãos genitais, além de promover o impulso sexual. A progesterona é outro hormônio sexual feminino que é produzido principalmente pelo corpo amarelo, também chamado de corpo lúteo do ovário. Esse hormônio estimula o desenvolvimento dos vasos sanguíneos e das glândulas do endométrio, tornando-o espesso e preparando o útero para receber o embrião.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Progesterona e estrogênio são os dois hormônios mais importantes no corpo feminino. Esses hormônios esteroides são responsáveis por várias características femininas no corpo.

Os ovários são um par de órgãos produtores de óvulos (isto é, produzem óvulos) que mantêm a saúde do sistema reprodutor feminino.

Além de seu papel na produção de óvulos, os ovários também têm a distinção de serem uma glândula endócrina porque secretam hormônios - principalmente estrogênio e progesterona - que são vitais para o desenvolvimento reprodutivo e a fertilidade normais.

A função primária dos estrógenos é o desenvolvimento de características sexuais secundárias femininas. Isso inclui seios, endométrio, regulação do ciclo menstrual etc. Nos homens, o estrogênio ajuda na maturação do esperma e na manutenção de uma libido saudável.

O estrogênio é responsável pelo desenvolvimento do corpo feminino e dos caracteres sexuais secundários. Ajuda a desacelerar o aumento de altura nas mulheres durante a puberdade, acelera a queima de gordura corporal e reduz a massa muscular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

histologia embriologia

Histologia e Embriologia

ESTÁCIO

User badge image

ozias escobal