Buscar

Como definir os conceitos de potenciais de membrana? Potencial de ação, de equilíbrio eletroquímico e de repouso.

💡 3 Respostas

User badge image

Marcos Junior

Acompanhando a postagem
0
Dislike0
User badge image

Júnior Santos

O potencial de ação é quando ocorre a despolarização da membrana para que seja transmitido o impulso. Geralmente esse processo se dá pela abertura dos canais de cálcio e sódio. O potencial de equilíbrio eletroquímico é justamente quando há a saturação do potencial de ação, de modo que atinja o equilíbrio entre o meio intracelular e extracelular. O potencial de repouco é quando há a despolarização da membrana, principalmente pela bomba de sódio e potássio. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma diferença de potencial na membrana de uma célula ocorre devido à diferença de concentração entre íons. Um exemplo é a bomba de sódio potássio, esta controla os níveis de sódio e de potássio dentro e fora da célula.

Potencial de ação é mais presente em neurônio, usados para transmitir informações e comandos através dos tecidos do nosso corpo. Isso faz com que a polaridade da tensão na membrana mude entre positiva e negativa, sendo positiva para potencial de ação e negativa para potencial de repouso.

Potencial de equilíbrio eletroquímico se dá quando a concentração dos íons está em equilíbrio, isto é, potássio em maior concentração dentro da célula e sódio fora.

Potencial de repouso se dá quando não se tem potencial de ação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais