Buscar

Na estrutura e função das membranas celulares, dois conceitos são muito importantes FLUIDEZ e PERMEABILIDADE. Que macromoléculas estão envolvidas?

💡 3 Respostas

User badge image

Pedro Santos

Permeabilidade Seletiva é uma característica da Membrana que consiste no controle de substâncias que entram e saem da célula, diferenciando o meio intra do extracelular. Pode-se afirmar que a membrana atua como um filtro que seleciona permitindo a passagem de substâncias pequenas e impedindo ou dificultando a passagem de substâncias de grande porte.

Pode ser através do Transporte Passivo, sem gasto energético, que se diferencia em Difusão Simples ( Através dos Fosfolipídios ), Difusão Facilitada ( Através de Proteinas Transmembranas, que atravessam a membrana fosfolipídica). Além do Transporte Ativo, com gasto de energia que mediante moléculas através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadoras.

Fluidez ou Mosaico Fluido é outra característica da membrana plásmatica que consiste na movimentação dos seus componentes.

2
Dislike0
User badge image

Duda

O que eles significam para as membranas, células e organelas? Que fatores determinam a fluidez e permeabilidade das membranas? Tente escrever com as suas palavras tudo o que você conseguiu aprender sobre eles.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A membrana plasmática é uma estrutura lipoproteica, ou seja, formada majoritariamente por lipídios e proteínas. Ela é composta por uma bicamada de fosfolipídios, moléculas que possuem parte polar, hidrofílica, e apolar, hidrofóbica. A parte polar fica voltada para fora, em contato com o meio extracelular e o interior da célula, e a parte hidrofóbica permanece voltada para o dentro da membrana. As moléculas apresentam grande movimentação, mantendo sempre o contato entre si, formando um mosaico fluído, com grande flexibilidade e dinamismo. A esse mosaico está relacionada o conceito de fluidez. Atravessando a bicamada ocorrem proteínas, que aumentam a permeabilidade de substâncias hidrofílicas (que não conseguem atravessar diretamente a membrana) e agem também como receptores e catalisadores. A essas proteínas está relacionada o conceito de permeabilidade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais