Buscar

por favor alguem saberia me explicar ?

Hipoteticamente, considere que você decidiu aproveitar a atividade proposta por você

nesse trabalho e realizar um comparativo entre 2 grupos distintos de pessoas na

comunidade onde vive, por exemplo, seus vizinhos do lado direito versus seus vizinhos do

lado esquerdo, qual análise estatística seria indicada para tal feito? Justifique sua resposta:

💡 3 Respostas

User badge image

Andersson Wolf

1 Introdução

Pode-se destacar a constante presença do futebol na vida dos brasileiros. Este é um esporte de auto rendimento apresentando níveis cada vez mais elevados, por isso os clubes de futebol, investem cada dia mais nas suas bases para desenvolver atletas de alto nível.  São observados diversos estudos relacionados ao desenvolvimento motor e na aprendizagem motora das crianças nas escolinhas de futebol. A atividade proposta tem como objetivo de estudo verificar a quantidade de acertos dos vizinhos do lado direito e dos vizinhos do lado esquerdo. 

 

2 Metodologia

 

2.1. Grupo de estudo:  

 

Participaram desse grupo de estudo 10 (dez) pessoas do sexo masculino, com faixa etária entre 22 e 33 anos, sendo 5 homens representando o grupo de vizinhos do lado esquerdo e 5 homens representando o grupo de vizinhos do lado direito. Ambos praticam de forma amadora o esporte.  

 

 2.2. Critérios de inclusão:

 

Como critério de inclusão foram selecionados apenas homens destros.

 

2.3. Instrumento de avaliação

 

A distância entre o gol e o sujeito era de 3 metros, e a bola usada para a execução da tarefa foi uma bola oficial de campo de futebol. Cada participante realizou 5 (cinco) tentativas com a perna direita, do mesmo local e distância.

 

Resultados:

 

Grupo dos vizinhos do lado direito

Indivíduo 1 - acertos 4

Indivíduo 2 - acertos 5

Indivíduo 3 - acerto 5

Indivíduo 4 - acerto 3

Indivíduo 5 - acertos 4

 

Grupo dos vizinhos do lado direito

Indivíduo 1 - acertos 2

Indivíduo 2 - acertos 3

Indivíduo 3 - acerto 2

Indivíduo 4 - acerto 1

Indivíduo 5 - acertos 3

 

2.4. Análise estatística

 

Para análise dos resultados foi usado a máxima, a média e o percentual de acertos. A máxima do grupo de vizinhos do lado direito foi de 21 gols. E a do grupo dos vizinhos do lado esquerdo foi de 11 gols. Já a média de acertos do grupo de vizinhos do lado direito foi de 4,2 e a média de acertos do grupo de vizinhos do lado esquerdo foi de 2,2.  Já em relação ao percentual, o grupo do lado direito teve 84% de acertos e o grupo de vizinhos do lado esquerdo teve apenas 44% de acerto. Desta forma, fica claro a superioridade de acertos pelo grupo de vizinhos do lado direito.

1
Dislike0
User badge image

Simone Negrisoli

No meu PCC referente a estatística a resposta foi considerada correta.
O teste estatístico utilizado foi o teste T para amostras independentes, já que iremos comparar uma característica comum de dois grupos compostos por indivíduos diferentes.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nesse caso o indicado é Análise de Clusters. É a tarefa de agrupar um conjunto de objetos de forma que os objetos do mesmo grupo (chamado cluster ) sejam mais semelhantes (em certo sentido) entre si do que os de outros grupos (clusters).

É uma tarefa principal da mineração exploratória de dados e uma técnica comum para análise estatística de dados , usada em muitos campos, incluindo aprendizado de máquina , reconhecimento de padrões , análise de imagens , recuperação de informações , bioinformática , compactação de dados e computação gráfica .

A análise de cluster em si não é um algoritmo específico , mas a tarefa geral a ser resolvida. Isso pode ser alcançado por vários algoritmos que diferem significativamente na compreensão do que constitui um cluster e como encontrá-los com eficiência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais