Buscar

quais as implicações do período de validade do produto quanto a gestão de operações ? quanto a gestão da capacidade ? quanto a qualidade ?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para entender as implicações de haver um período de validade, trataremos cada uma das áreas separadamente, com base nos conceitos de nível de serviço e considerações de restrições.

Com relação à gestão de operações, é interessante que haja a garantia de que toda a produção seja feita da maneira mais efetiva, para que as matérias-primas incorporadas vão rapidamente para o produto final e ele chegue o mais rápido possível ao cliente, atendendo restrições temporais.

Com relação à gestão de capacidade, tem-se que obter uma produção no ritmo adequado, considerando informações sobre a demanda, a fim de que não sejam produzidos muitos produtos, correndo o risco de passarem da data de validade e gerando déficit financeiro.

Com relação à qualidade, o principal é garantir o nível de serviço, ou seja, que o produto feito esteja como o cliente deseja. Sendo assim, o período de validade vai adicionar mais características obrigatórias para o produto, fazendo com que seu preço aumente, geralmente.

Em resumo, a validade adicionará diversas restrições que deverão ser cumpridas por diversas áreas da produção.

3
Dislike0
User badge image

Jefferson Amaral

Gestão de capacidade: Diferentes produtos físicos com diferentes prazos de validade (ou nesse caso podemos citar BigMac, expresso, café são produtos que são consumidos conforme a demanda ou seja são consumidos em minutos ousegundos é um produto que não pode ser estocado, pois precisa ser consumido n o momento. Então se o Big Mac não for consumido necessariamente destruído por política de qualidade, Isso aproxima a gestão das operações que produzem um produto físico como o BigMac da gestão de serviços, pois ambos estão próximos no “continuo” de prazos de validade de anos.
Gestão da qualidade: Uma importância refere-se aomecanismo de gestão da qualidade. Como produtos físicos são (com diferentes graus, conforme discutido) produzidos e, depois, consumidos, há a possibilidade de se estabelecer controle de qualidade sobre o produto final, pois há tempo para isso (embora muitas vezes curto, como por exemplo no controle que exercer um maitre sobre um prato que foi produzido na cozinha do restaurante, nos segundos queseparam sua produção e seu consumo pelo cliente).

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais