Buscar

Preciso de um trabalho que fale sobre trabalho e previdência que tenha incluso insalubridade e periculosidade?

💡 4 Respostas

User badge image

EP

Insalubridade

O funcionário deverá estar exposto, em caráter habitual e permanente, a locais insalubres ou em contato permanente com substancias, que podem vir a causar adoecimento nos termos já previstos na NR 15. Neste caso, a exposição e permanência, são os principais causadores de um possível adoecimento.

O adicional de insalubridade deve ser pago ao trabalhador que está exposto a um agente nocivo durante a jornada de trabalho. Até os dias atuais é pago sobre o salário mínimo. No caso de caracterização da insalubridade é assegurado ao trabalhador pagamento de adicional, que deve ser calculado sobre o salário mínimo da região.

- 40 % para insalubridade de grau máximo - 20% para insalubridade de grau médio

- 10% para insalubridade de grau mínimo

Periculosidade

O que motiva o pagamento é o risco de ocorrer uma fatalidade. Nela o risco é mais iminente, existe risco de morte imediata. Um exemplo é o trabalhador que trabalha na fábrica de fogos de artifícios. Na ocorrência de um acidente envolvendo os fogos as chances de fatalidade são grandes.  O trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador um adicional de 30%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

Atividades e operações insalubres

Define se em Limites de Tolerância e as atividades e operações consideradas insalubres e sua graduação. São relacionadas em 14 anexos à referida norma que são os seguintes:

Anexo1

 Limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente

Anexo 2

 Limites de tolerância para ruídos de impacto

Anexo 3

 Limites de tolerância para exposição ao calor

Anexo 4

Foi revogado, referia-se a iluminação dos locais de trabalho

Anexo 5

 Limite de tolerância para radiações ionizantes

Anexo 6

 Trabalhos sob condições hiperbáricas

Anexo 7

 Radiações não ionizantes

Anexo 8

 Vibrações

Anexo 9

 Frio

Anexo 10

 Umidade

Anexo 11

 Agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho

Anexo 12

 Limites de tolerância para poeiras, minerais arbestos, manganês e seus compostos e sílica livre cristalizada

Anexo 13

 Agentes químicos

Anexo 14

 Agentes biológicos

 

Revisão da NR 15 2014

As Normas Regulamentadoras (NRs) são obrigatórias em todos os locais de trabalho e têm por objetivo estabelecer medidas que garantam trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes. Por meio da revisão dos textos das NRs o MTE busca atualizar a legislação de Segurança e Saúde no Trabalho frente aos avanços tecnológicos e à própria dinâmica do mundo do trabalho.

Atividades e Operações de Periculosidade

Estabelece as atividades e operações perigosas assim como as áreas de risco para fins de pagamento do adicional de periculosidade aos trabalhadores, as quais estão relacionadas nos anexos à referida norma que são:

Anexo 1

 Atividades e operações perigosas com explosivos

Anexo 2

 Atividades e operações perigosas com inflamáveis

Anexo 3

 Atividades e operações perigosas com risco de roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial (2013)

Anexo 4

 Atividades perigosas com energia elétrica (2014)

Anexo 5 

Atividades perigosas em motocicletas (2014)

Anexo *

 Atividades e operações ionizanes ou substâncias radioativas (1987)

 

 

A caracterização que justifica o pagamento de adicional de insalubridade ou periculosidade deve ser feita por meio de Laudo Elaborado nos termos das NR’s 15 Insalubridade e ou16 periculosidade. O laudo deve ser elaborado por profissional designado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que seja médico com especialização em Medicina do Trabalho ou Engenheiro com especialização em Segurança do trabalho

APOSENTADORIA ESPECIAL?

É o benefício concedido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social: INSS àqueles trabalhadores que laboraram em atividades insalubres ou perigosas, ou seja, em ambientes nocivos à saúde humana por um período de 15, 20 ou 25 anos. Documentos Necessários: PPP e LTCAT- Laudo Técnico das condições Ambientais do Trabalho, além da contribuição INSS.

O que é PPP? Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um formulário próprio do INSS informativo e comprobatório de que o trabalhador atuou exposto a agentes nocivos à saúde. Neste documento há campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, à atividade que exerce o agente nocivo ao qual é exposta, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.

0
Dislike0
User badge image

rosanilda maria

Obrigada ????????????????
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O trabalho pode ser considerado a principal ocupação do homem da forma como a sociedade se desenvolveu.

Porém, o trabalhador apresenta limitações físicas que se agravam com a idade, chegando a impedir que ele se mantenha no posto de trabalho, o que exige um dispositivo que garanta uma proteção econômica tanto para situações previstas (idade citada, ou trabalho que exige muito esforço físico) quanto imprevistas, como acidentes.

Desta maneira, a previdência social surge como este dispositivo de segurança, se tratando de uma contribuição obrigatória que retorna para o indivíduo em casos de inatividade não compulsória.

Portanto, o trabalho é considerada a maior ocupação do homem, e apresenta riscos relacionados a insalubridade e periculosidade, porém existe um mecanismo de segurança, denominado previdência social para minimizar riscos econômicos a longo prazo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais