Buscar

o que é gestão pública?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A gestão pública é um ramo que pode ser entendido como um conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram proteger e satisfazer os interesses da sociedade, como por exemplo saúde, previdência social, cultura, lazer, educação, moradia, tratamento de água e esgoto, etc. Em outros termos, gestão pública é a regulação dos interesses públicos utilizando-se da prestação de serviços públicos.

É importante mencionar que a Administração é organizada entre a Administração Direta e Indireta. A Administração Direta ocorre no momento em que o Estado ou mesmo os Órgãos públicos executam eles mesmos os serviços públicos de forma direta, por meio do processo de desconcentração. Em contrapartida, quando o Estado transfere compromisso para outra pessoa jurídica (tais como autarquias, empresas públicas, fundações públicas ou as chamadas sociedades de economia mista), temos a chamada Administração Indireta.

Os princípios da Administração Pública são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

1
Dislike0
User badge image

maria clein

Conjunto de organização interligados em busca de um bem comum, seguindo leis estabelecidas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais