Buscar

quais as funções das proteínas acessórias e de proteínas motoras associadas ao citoesqueleto? Cite exemplos.

💡 2 Respostas

User badge image

Joao Lucas Lucas

Filamentos de Actina 

Microtúbulos

Proteínas motoras

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As células, unidades básicas de todos os seres vivos, são constituídas por diversas estruturas, organelas e o material genético. Uma dessas estruturas é o citoesqueleto localizado no citoplasma de células de eucariotos.

Essa estrutura é constituída de microfilamentos e microtúbulos de proteínas que, devido a sua rigidez, oferecem resistência e dão forma às células. Algumas das proteínas que estão associadas ao citoesqueleto são as proteínas acessórias e motoras. As acessórias atuam interligando os feixes de filamentos intermediários, filamentos mais finos, para formar arranjos fortes e estáveis. Já as motoras atuam no transporte de organelas, vesículas e outros componentes celulares com a utilização de energia. Como exemplos dessas proteínas, temos a plectina para as acessórias e a dineína para as motoras.

Portanto, as proteínas acessórias, como a plectina, atuam na interligação dos filamentos intermediários para formar arranjos fortes e estáveis, enquanto as proteínas motoras, como a dineína, atuam no transporte de componentes celulares com o uso de energia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais