Buscar

Qual a função da matriz extracelular e quais seus principais componentes?

💡 3 Respostas

User badge image

Júlia Senne

Basicamente depende do tecido que vc se refere, Matriz Extracelular é aquilo que fica FORA da célula, então pode ser sangue, líquido intersticial... meio extracelular tem a função de ''preenchimento'' e conexão com outros tecidos.
Estou respondendo por cima, sua pergunta não tem uma referência de tecido específico para que eu pudesse te explicar melhor, mas é isso!! 

0
Dislike0
User badge image

larissa nogueira

Os proteoglicanos presentes na matriz extracelular realizam várias e importantes funções, nomeadamente a regulação da atividade de moléculas sinalizadoras, o controle do tráfego de células e moléculas, actuam como coreceptores e interagem com proteínas fibrosas da matriz.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os seres vivos são organismos formados pela associação de vários tecidos, onde o conjuntivo é o responsável por interligá-los.

Para tanto, ele é composto por fibras proteicas, matriz extracelular e algumas células especiais. Com relação a matriz extracelular, ela atua no suporte, separação tecidual, comunicação celular, crescimento e cicatrização. Essas funções são possíveis graças à constituição da matriz, que é formada por colágeno e elastina imersas em um fluido hidrofílico de polissacarídeos e proteínas.

Portanto, a matriz extracelular apresenta as funções de suporte, separação tecidual, comunicação celular, crescimento e cicatrização, tendo como componentes principais colágeno, elastina, polissacarídeos e proteínas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais