Buscar

Considerados os temas competência tributária e capacidade tributária ativa, marque com V

 Considerados os temas competência tributária e capacidade tributária ativa, marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando ao final a opção correspondente. 
 
(       ) A competência tributária é indelegável. (       ) A capacidade tributária é delegável. (      ) A União é quem detém a competência tributária no que toca às contribuições sociais para o financiamento da Seguridade Social.] (     ) Qualquer Lei pode delegar a qualquer pessoa jurídica de direito público a competência tributária. 

 
(A) V, F, V, V (B) F, V, F, V (C) F, F, V, F (D) V, V, V, F (E) F, V, F, F 
 

💡 3 Respostas

User badge image

Katielly Caroline

resposta certa é letra d 

0
Dislike0
User badge image

Sérgio Schrapett

Conforme a doutrina majoritária, a resposta correta é: C) F, F, V, F

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente é importante conceituar que o Direito Tributário consiste em um ramo do Direito focado na relação entre as instituições que arrecadam taxas e impostos e as pessoas que devem pagar por eles, regulamentando e determinando como essa cobrança pode ser feita de modo a não ser abusivo, e, como consequência, limita o poder das instituições que tem como meta esta arrecadação e cobrança.

Nesse contexto, de acordo com o art. 7 do Código Tributário Nacional, “A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do § 3º do artigo 18 da Constituição.” Logo, a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

No mais, a União é a entidade quem possui a competência tributária no que toca às contribuições sociais para o financiamento da Seguridade Social e, além disso, qualquer Lei pode delegar a qualquer pessoa jurídica de direito público a competência tributária. Portanto, a terceira e a quarta afirmação são verdadeiras.

Desse modo, a sequência correta é V-F-V-V e alternativa A) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais